segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Obama dá autonomia contra efeito estufa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama permitirá que os Estados definam seus próprios limites de emissões de gases causadores do efeito estufa, em mais um lance da ofensiva do novo governo para reverter políticas definidas por Georg W. Bush.

A decisão desta segunda-feira, 26, na prática dará à Califórnia uma isenção dos termos da Lei do Ar Limpo, para que possa impor seus próprios limites, mais rígidos que os federais. Durante o governo Bush, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) federal havia negado essa permissão, o que afetou ainda pelo menos outros 13 Estados.

Obama ordenará à EPA que reavalie o caso californiano. O processo poderá ser demorado, mas deve terminar com uma conclusão a favor do Estado. O governo Bush vinha rejeitando as iniciativas estaduais, soba a alegação de que uma política nacional de eficiência de combustíveis funcionaria melhor.

Na semana passada, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, um republicano enviou carta a Obama pedindo que os Estados tivessem permissão de impor normas mais duras contra a poluição.

Nenhum comentário: