quinta-feira, 10 de junho de 2010

Biscoito solar


A cearense Eliete Marques da Silva apresentou o projeto “Biscoitos Solares Antinous” no III Encontro Latino Americano de Juventude; Empreendimentos Verdes e Criativos para a América Latina do século 21, que se realizou de 13 a 16 de maio de 2010 em São Paulo.

Ex-aluna do curso de Energias Renováveis , foi a única representante do Ceará no evento que reuniu 300 empreendedores de toda América Latina.

“O evento me permitiu entender que há um movimento internacional em prol dos empreendimentos na área verde. Que há uma rede de jovens e de instituições preocupada com este tema. Reparar que faço parte desse movimento mundial foi muito bom”, explicou Eliete.

O evento faz parte da Iniciativa Global Rework the World – Rede Yes, que existe em 55 países e tem como objetivo apoiar empreendimentos que proporcionem espaços de trabalho para a juventude.


Durante o encontro, foram apresentadas experiências de sucesso em mais de oito países e isso servirá de exemplo para que novas iniciativas sejam discutidas e preparadas. Uma das metas é traçar uma campanha para a criação de 2 milhões de empregos em empresas verdes.


Durante o encontro, Eliete apresentou o empreendimento dos Biscoitos ‘Antinous’, produzidos com um forno que utiliza energia solar. O funcionamento é simples. “O Forno aproveita o calor do sol em uma câmara escura, como um carro fechado, e aumentamos a incidência dos raios solares com o uso de espelhos", explica Eliete.

O pequeno forno solar tem capacidade de produzir até 10 quilos de biscoitos por dia, sem gasto de combustível, nem eletricidade.

Nenhum comentário: