domingo, 29 de agosto de 2010

Fossa Anti Nitrato


A grande maioria das cidades brasileiras sofre, em maior ou menor grau, de contaminação por nitrogênio, particularmente de nitrato. As zonas rurais são contaminadas por causa do uso excessivo de fertilizantes e os solos urbanos recebem nitrogênio principalmente de fossas sanitárias ou mesmo de redes de esgoto sem manutenção ou mal projetadas.

A dificuldade de degradação do nitrato, aliada ao fato de derivar de uma fonte crescente, os dejetos humanos, fazem dele o contaminante mais abundante do planeta nas águas subterrâneas. O nitrato não é o contaminante mais agressivo, mas é o mais comum e o que se apresenta em maior volume nos reservatórios de água subterrânea, os aquíferos.

A fossa anti nitrato é formada por óxidos de cálcio e de ferro, um rejeito da indústria siderúrgica com propriedades bactericidase barreira de serrqgem com areia.

A fossa eliminou 95% dos vírus e bactérias presentes. Já a barreira de serragem e areia degradou com eficiência 60% do nitrato encontrado.
Com essa eficiência pode-se aumentar em até 60% a densidade de fossas em um bairro, comparativamente à capacidade de suporte com uso de técnicas convencionais.
Outra vantagem é que a construção da nova fossa não exige treinamento específico de profissionais. Qualquer pedreiro familiarizado com obras de poços é capaz de construir o novo modelo.

Nenhum comentário: