domingo, 19 de setembro de 2010

Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais


A segunda edição do concurso da RTS recebeu, este ano, 3.075 inscrições e foram classificados 50 trabalhos de todo país. Os cinco vencedores, um de cada região - serão conhecidos em outubro e receberão como prêmio uma viagem a Dakar, no Senegal, para participar do Fórum Social Mundial 2011. O objetivo é reconhecer iniciativas de professores da rede pública e promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável e tecnologias sociais dentro das escolas de ensino fundamental.

Com visitas de campo os professores, puderam conhecer tecnologias para seus projetos, com base no que viram e ouviram dos agricultores.
Um exemplo vem da familia do Sr Mauricio.
Na pequena propriedade todos estão envolvidos no trabalho: esposa e filhos, no horário que não estão na escola. "Minhas verduras são as mais desejadas e procuradas da região, porque são boas e orgânicas. Muitas pessoas me pagam antes mesmo da colheita, para garantir a compra e isso é muito bom. Além disso, quando saio para vender meus produtos, coloco uma camiseta limpinha e vou todo cheiroso e as clientes aprovam". Com estas palavras, o agricultor Maurício arrancou gargalhadas dos visitantes e comprovou a efetiva transformação social que a Teconologia Social promove.

Nenhum comentário: