segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Protocolo de Nagoya


Consenso entre 193 países em conferência sobre biodiversidade o Protocolo de Nagoya pretende frear o desaparecimento de espécies

A décima Conferência das Partes (COP-10) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) inesperadamente obteve sucesso; com espírito renovado de esperança sobre o futuro da biodiversidade do planeta e na capacidade do ser humano de tomar decisões coletivas para a sua própria sobrevivência. Ainda que a única saída para isso seja colocar um valor monetário na vida.

Após o baixo resultado da conferência do clima de Copenhague (a COP-15 da UNFCCC), no ano passado, a expectativa de que algo positivo em Nagoya, no Japão, parecia um tanto ingênua. Mas aconteceu. Foi por um triz.

As negociações que levaram à aprovação do acordo foram tão complexas quanto o tema do qual ele trata, mas o compromisso de aprovar esse protocolo foi cumprido, com uma participação essencial do Brasil.

“Foi uma vitória do multilateralismo”, disse o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, principal negociador do Brasil em ambas as convenções. “É a prova de que essa é a via mais legítima para o tratamento de problemas globais.”

Nenhum comentário: