quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agropampa


Pequenos produtores rurais dos pampas gaúchos ouviram, desconfiados, toda aquela conversa de investir em um tipo de atividade para além da pecuária, usando técnicas para evitar o aumento da degradação dos campos e tornar a produção ambientalmente sustentável. Fácil, como se pode imaginar, não foi. Com o passar do tempo, porém, um grupo formado por 16 famílias da região aderiu ao projeto desenvolvido pela Agroppampa Produtos Agroecológicos Ltda, “Aqui há uma tradição da pecuária. Estamos, aos poucos, restabelecendo a agricultura. Os produtores estão mais voltados para o animal, não estão muito acostumados a cuidar das árvores, mas estão demonstrando interesse e quem está no projeto tem se mostrado satisfeito”, conta Alex Thomaz, diretor da Agroppampa.

Com orientação do curso de Agricultura Familiar da Universidade Aberta do Brasil, começaram a plantar romãs, pêssegos, abóboras e melões. “Encontramos culturas diferenciadas que hoje produzem caixas e caixas de frutas para venda”.

A comercialização da safra se dá como numa cooperativa. Ao investirem em cultivos diferenciados, as famílias acabam por ter um retorno da terra durante todo ano. “Entramos primeiro com a plantação de cucurbitáceas, como a abóbora. Depois, vamos para as frutíferas. Junta tudo e aí tu tens colheita tanto no inverno como no verão, dando sustentabilidade aos pequenos produtores e proporcionando uma renda que não vai depender apenas de uma só produção”, detalha Alex, lembrando, porém, que no caso das frutas é necessário aguardar três anos para fazer a primeira colheita.

Nenhum comentário: