quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bolsa de produtos florestais




Uma parceria entre o departamento de Engenharia da Computação e das Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP) resultou no desenvolvimento de uma plataforma virtual para a compra e venda para facilitar o acesso de empresas, instituições e consumidores aos produtos florestais comunitários.

O “Grande Encontro de Parintins”, realizado agora em abril , destacou a produção e manejo de florestas de gestão comunitário familiar com apesentação de dados sobre a produção comunitária, certificação dos produtos, posse legal da terra e informações sobre volume e valor de comercialização do que é produzido.

A bolsa de negócios (que é uma importante ferramenta para promover o encontro entre compradores e vendedores no meio on-line) poderá colocar em contato fornecedores e clientes de itens da economia florestal, desde madeira até o óleo de copaíba. Também vale ressaltar que a bolsa de negócios não cobrará pela intermediação, permitindo que os pagamentos sejam feitos diretamente aos fornecedores. O modelo que deve ser implantado no Brasil já funciona na Índia e em países da África, com o apoio das Nações Unidas.

a comercialização de produtos florestais não madeireiros mostra que a maior parte das vendas é feita após algum tipo de processamento, por famílias e indivíduos, de forma independente segundo o levantamento . O comércio por meio de cooperativas e associações representa pouco mais de 40% dos negócios. O piloto do projeto entrará em fase de testes a partir de maio, em dois municípios da Amazônia.

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